segunda-feira, 17 de outubro de 2016

✿ Precisamos falar sobre: Imagem Corporal e a Mídia ✿

Hey hey galera!

É muito bom estar de volta escrevendo, lutando pra continuar inspirada, continuar treinando minha escrita!
Eu preciso dizer pra vocês que não é fácil. Eu passo dias, horas, enrolando pra escrever, achando que eu não tenho mais inspiração, sem saber explicar esse sentimento.
Então me perdoem por passar tanto tempo sem escrever!
Eu estou me sentindo mais determinada agora, cansei de me arrastar por aí hehe, e por isso estou de volta \o/ \o/ E como é bom  

Eu decidi falar sobre esse tema hoje porque minha professora de Filosofia e Sociologia passou um trabalho com o tema "Indústria Corporal". Eu gostei muito do tema, porém eu estava, e ainda estou enrolando pra escrever o trabalho! Então eu quis comentar primeiro sobre esse tema aqui, aonde eu me sinto tão à vontade pra escrever tudo o que penso e sinto :)

E como precisamos falar sobre esse assunto!



O que eu mais vejo ultimamente na minha timeline no facebook (aonde eu infelizmente passo um bom tempinho), são várias fotos de meninas e meninos que tentam parecer perfeitos. E eu "descobri" algo igualmente ruim: eu tento ser uma dessas meninas.

Propaganda da Victoria's Secret ilustrando a venda da imagem do corpo perfeito.


As mídias estão aí vendendo a imagem de meninas de barriga chapada, com as curvas perfeitas, a boca perfeita, os seios perfeitos. Já cansei de ver na timeline aquele estilo de foto "tumblr" em que o corpo da menina, ou do menino, são endeusados. 
Tem algum problema ter a barriga chapada? Absolutamente nenhum! Ter um rosto que parece de boneca? Claro que não!
O problema é que quanto mais endeusadas e divulgadas essas imagens, mais rígido se torna o padrão de beleza na mente dos jovens. Ser magra, curvilínea se torna algo que se você alcançar, você pode se torna mais realizada e admirada.

E posso te dizer uma coisa? Se encaixar em um padrão de beleza não vai te trazer realização plena e instantânea. Ao contrário... Essa pressão de ser sempre "perfeita" tira vidas, seja em um sentido literal ou não. Muitas meninas realmente perdem a vida com transtornos como a anorexia e bulimia, e outras simplesmente perdem o tempo de sua vida preocupadas, tensas, tentando manter a forma, o peso, a maquiagem.



Eu me peguei ultimamente fotografando mais meu corpo. Eu emagreci muitos quilos nos últimos 2 meses fazendo uma reeducação alimentar e deixando o sedentarismo de lado. Eu estou achando maravilhoso ter um estilo de vida saudável, pois ter hábitos saudáveis é essencial.
Mas quando as medidas e o quanto nós pesamos se torna uma preocupação constante e perturbadora, é preciso parar pra pensar.

Eu estou começando a parar, refletir toda vez que eu vejo uma colega tentando mostrar que está em ficando em forma. Comecei a enxergar a foto de algumas pessoas (não todas, não mesmo) como um pedido de ajuda. Um "não aguento mais tentar provar o quanto estou bem".
Eu realmente acho lindo meninas com um belo corpo, curto as fotos e acho legal quando elas passam realmente uma forte autoestima. Mas, por que eu preciso me tornar igual a elas?
Eu sou diferente, elas são diferentes, todos nós somos diferentes uns dos outros. Pra que me espelhar tanto em uma imagem muitas vezes inalcançável?
Eu posso ser linda com meus seios pequenos. Não preciso de silicone pra provar aos outros minha beleza.
Eu posso não ter uma bunda durinha e invejada, mas eu tenho um sorriso que está sempre no rosto e sempre ganhando elogios.
E eu posso me amar tanto gordinha, magrinha... Não importa o formato.

Agora diga isso pra si mesma. Coloque-se em frente ao espelho. 
E ao invés de passar tanto tempo brigando consigo, comece a passar esse tempo se amando. Vamos aos poucos.
E se precisar de ajuda... Peça. Se nada mais parece bonito no seu corpo aos seus olhos... Tenha certeza que ao seu redor pode existir pessoas prontas a dizer o quanto você é linda com suas peculiaridades.

Seja único, pois está em falta no mundo pessoas únicas.
Exatamente como você.

The perfect body? Só se forem todos esses!


Eu queria saber mais sobre o que vocês pensam sobre o assunto :)
Comentem aqui o que vocês acharam desse novo projeto "Precisamos falar sobre"!
É muito importante pra mim esse debate com vocês!

Beijos da Luh 

Um comentário:

  1. Oiii!
    Esse assunto precisa ser debatido. Temos que acabar com esse ideal de corpo e nos aceitar.
    Adorei o texto :))

    Bjo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir